Usina Jirau recebe comitiva da Associação Brasileira

21 de mar de 2016 - Sustentável do Brasil (ESBR), Carlos Alberto Cardoso, que mostrou o cronograma e a evolução da obra, os dados de disponibilidade das ...

Release 21 de março de 2016

USINA JIRAU RECEBE COMITIVA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA Representantes das principais hidrelétricas do país conheceram a estrutura e o sistema de operação do empreendimento A Usina Hidrelétrica Jirau recebeu a visita de representantes das principais usinas hidrelétricas do país, ligadas à Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE). Formada em sua maioria por engenheiros elétricos e mecânicos, a comitiva conheceu a estrutura e o funcionamento do sistema de operação de Jirau. Os visitantes foram recepcionados pelo gerente de Operação da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Carlos Alberto Cardoso, que mostrou o cronograma e a evolução da obra, os dados de disponibilidade das turbinas geradoras e os desafios de implantação da hidrelétrica no Rio Madeira. E acompanhados dos demais gerentes e coordenadores da diretoria de Operação da empresa, os visitantes fizeram um tour pela UHE Jirau e conheceram a casa de força da margem esquerda, a área de montagem, o vertedouro principal e de troncos. E no edifício de controle, a comitiva foi recebida pelo diretor Administrativo & Institucional da ESBR, José Lucio de Arruda Gomes. Apesar dos anos de experiência no setor de energia, em que chegou a ocupar a diretoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Heitor Gontijo, atualmente assessor técnico da ABRAGE, disse ter ficado impressionado com a dimensão da obra. “Jirau é um orgulho de engenharia. Usina de porte único no mundo, é um exemplo de que a engenharia de barragens e de hidrelétricas despontou muito no Brasil nos últimos tempos”, ressaltou Contijo. Para o engenheiro elétrico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, João Maria Marra, essa preocupação com a preservação ambiental em meio a tantos desafios enfrentados, pode ser considerado uma obra de arte. “A ESBR está de parabéns pelo esforço e forma com que tem conduzido essa obra. Que sirva de modelo, como o uso dos recursos naturais pode sim ser utilizado de forma adequada e sustentável pelo homem em seu benefício”.

Release 21 de março de 2016

A visita à Usina Jirau, realizada no dia 8 de março, fez parte das atividades da 37ª Reunião do Grupo de Trabalho de Manutenção de Usinas Hidrelétricas (GTMN), promovida pela ABRAGE em Porto Velho. O evento foi realizado no dia 9 de março e contou com a participação de representantes da Energia Sustentável do Brasil, como empresa convidada.