UnB

malignas da mama, julgue os itens a seguir. 41 A amastia é um processo de má formação caracterizado pela ausência de tecido glandular mamário, porém ...

UnB/CESPE – INCA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Acerca dos possíveis achados ambulatoriais de doenças benignas e malignas da mama, julgue os itens a seguir.

Com relação ao tratamento radioterápico do carcinoma mamário, julgue os itens seguintes.

41

57

Quando uma paciente vai ser submetida a tratamento cirúrgico conservador e quimioterapia adjuvante, a terapia radioativa geralmente segue a quimioterapia. A hormonioterapia adjuvante ou o tratuzumab, quando indicados, podem ser administrados ao mesmo tempo ou após a radioterapia.

58

A radioterapia adjuvante após cirurgia conservadora reduz a recidiva local em 70% e aumenta a sobrevida absoluta em aproximadamente 5%.

59

Pacientes com linfonodo axilar positivo e tumor localizado medialmente na mama têm indicação de radioterapia dos linfonodos da cadeia mamária interna.

60

A presença de três linfonodos axilares metastáticos é indicação para radioterapia dos linfonodos do nível III e supraclavicular.

42 43

44

45

46

47

48

49

50

51

A amastia é um processo de má formação caracterizado pela ausência de tecido glandular mamário, porém com preservação do complexo aréolo papilar. A amastia, associada à triplicação ureteral, tem origem autossômica dominante. A descarga papilar sanguinolenta, clínica ou citológica, durante a gravidaz ocorre em 20% do total de casos de descargas papilar neste período. Trata-se de processo benigno que não requer tratamento específico, entretanto é mandatório enviar amostra para estudo citológico. O termo síndrome do papiloma intraductal múltiplo é reservado aos casos em que o sistema ductal é acometido por papilomas grandes e frequentemente palpáveis, com distribuição periférica. O adenoma do mamilo é raro, porém de fácil diagnóstico. Usualmente apresenta-se com descarga sanguinolenta ou alteração no contorno ou na coloração do mamilo. A presença de ulceração exclui o diagnóstico. O tratamento definitivo consiste na excisão completa do tumor. Na fase 4 de Tanner, ocorre aumento da quantidade de tecido glandular mamário palpável, com aumento da mama e de seu diâmetro, além de maior pigmentação da aréola. O contorno da mama e o mamilo permanecem em um único plano. A retração da papila durante a inspeção dinâmica mamária é sinal clínico de suspeição de doença maligna de mama, conhecido como sinal de Benzadón. O derrame papilar uniductal sanguinolento ou em água de rocha é típico dos quadros de alteração fibrocística mamária decorrente de ectasia ductal. A etiologia de doença de Mondor, condição de resolução espontânea, está associada a tromboflebite superficial da veia torácica medial ou de sua tributária. A administração de tamoxifeno 10 mg/dia por três meses, podendo ser reduzido para 10 mg em dias alternados por outros três meses, em caso de melhora, é tratamento adequado para paciente com mastalgia refratária e com rastreamento negativo para carcinoma. Entre as drogas anti-hipertensivas de maior uso, a amiodarona, o captopril e o enalapril estão associados a ginecomastia, enquanto a nifedipina e o diltiazen não apresentam esse efeito adverso.

A respeito da interpretação dos laudos histopatológicos de biópsias e cirurgias mamárias, julgue os itens que se seguem. 52

53

54

55 56

Células tumorais isoladas são definidas como tumor único ou pequenos grupamentos de células malignas não maiores que 0,2 cm. Quando a classificação do tumor é baseada somente na presença de linfonodo sentinela com imunoistoquímica positiva, não ocorrendo esvaziamento axilar, trata-se de pN0 (sn). Todos os carcinomas mamários invasivos, com exceção do carcinoma medular, devem ter seu grau histológico determinado. Se um linfonodo sentinela biopsiado apresenta apenas células tumorais isoladas, pode-se dispensar o esvaziamento axilar. As células tumorais isol
Recommend Docs