Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC ... - IPAD

dentre outros), metodológica e conceitual. Nesta prática, é ... metodológicas e atitudinais a operar. ..... estruturalista e behaviorista – ate a abordagem sistêmica.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Processo Seletivo 2008.2 Tipo 1

Cargo: Técnico em Coordenação Pedagógica de Área de Formação Profissional - Administração / Nível Superior

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1

QUESTÃO 01

A degradação do meio ambiente tem sido proporcional à evolução do homem. As indústrias trouxeram o aquecimento gradual do planeta provocado pelo acúmulo de certos gases na atmosfera, principalmente dióxido de carbono. A cada dia, cerca de 300Km2 de florestas tropicais são eliminados da face da Terra com o desmatamento, queimadas, extração de carvão vegetal pela agricultura intensiva, poluição, urbanização desordenada. Por causa desses fatores, muitas espécies de vegetais e animais desapareceram e estão desaparecendo (cerca de mil por ano), antes mesmo de serem descobertas pelo homem. Se colocarmos na balança, parte do que chamamos de ‘progresso’ é boa, pois melhora a qualidade de vida de uma forma ou de outra, como nos transportes, nas comunicações e na saúde. Porém, tudo na vida tem seu preço. O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios: se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia a dia. Para a consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável, cujo maior desafio é consolidar progresso e ecologia, se faz necessária a participação coletiva, com ênfase no indivíduo. Nesse sentido, cada indivíduo deve avaliar seu conjunto de comportamentos e as possíveis conseqüências que eles provocam no meio ambiente e buscar seus interesses de modo que não haja grandes agressões ao mesmo. “A participação do cidadão é indispensável na melhoria e conservação do planeta para as gerações futuras. A atuação de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém se todos se conscientizarem sobre os níveis de consumo de produtos, energia, entre outros, os resultados serão enormes”, diz o Presidente do Instituto Ethos, organização não-governamental que ajuda as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Kátia Neves. Revista Lupo Magazine, ano III, n° 9, primavera 2008, p.38, 40. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta a síntese do conteúdo global do Texto 1. A) O desenvolvimento sustentável não poderá ser alcançado enquanto cada indivíduo não avaliar as conseqüentes repercussões de seu comportamento para a natureza. B) As ações individuais, embora pareçam insignificantes quando consideradas no âmbito global, trarão relevantes contribuições na luta para preservar o meio ambiente. C) A evolução do ser humano tem proporcionado uma inquestionável melhora na sua qualidade de vida, que se revela em setores como os de transportes, comunicações e saúde. D) As indústrias são as principais responsáveis pelos problemas ambientais, pois provocam o aquecimento gradual do planeta, pelo acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera. E) Se, por um lado, o que chamamos de ‘progresso’ tem melhorado a qualidade da vida humana em várias áreas, por outro tem representado a degradação do meio ambiente.

QUESTÃO 02

No Texto 1, o autor põe numa relação inversamente proporcional: A) a participação do cidadão e o desenvolvimento sustentável. B) a conscientização individual e a conservação do planeta. C) o desenvolvimento do ser humano e a preservação ambiental. D) a atuação individual e a construção de uma sociedade justa. E) a emissão de gases pelas indústrias e o desmatamento.

QUESTÃO 03

De acordo com as informações do Texto 1, podemos concluir que uma “participação coletiva, com ênfase no indivíduo” implica: A) B) C) D) E)

conscientização individual visando ao benefício coletivo. priorização de interesses individuais alijados dos coletivos. atuação coletiva em detrimento de valores pessoais. subserviência dos indivíduos aos interesses da coletividade. avali