O olhar atento do diretor

pelas turmas (saiba mais sobre a prática dessas quatro diretoras nos textos ... britânicas não só acompanham o que se passa nas classes mas também não ... EM Carlos Drummond de Andrade, Avenida Santa Rita, 71, Parauapebas, PA, tel.

Diretor; Apoio pedagógico

O olhar atento do diretor Você acompanha o trabalho pedagógico de todas as classes? Saiba por que isso é tão importante Paula Sato

Se em uma empresa o gestor é responsável por todos os processos de trabalho e precisa se empenhar em conseguir bons resultados, numa escola não é muito diferente. O diretor precisa se preocupar não só com as questõesburocráticas, mas, principalmente, com a parte pedagógica. Afinal, o "lucro" da escola está na aprendizagem dos alunos. E, para ter certeza de que a instituição funciona bem, é essencial circular por todos os espaços, prestando atenção naquilo que Maura Barbosa, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), chama de movimento da escola. "Tudo o que acontece é importante para saber se as condições de aprendizagem estão garantidas." Segundo ela, o diretor está cuidando do lado pedagógico quando se preocupa com a qualidade do ensino, observa e analisa detalhes da rotina escolar. "Se os alunos saem constantemente da sala de aula e demoram a voltar, é indício de que algo não deve estar funcionando bem dentro da classe e isso precisa ser averiguado", diz ela. Para Angela Mello, coordenadora do curso Gestão para o Sucesso Escolar, da Fundação Lemann, em São Paulo, as questões pedagógicas devem merecer a atenção do diretor principalmente por ele ser um educador. "É fundamental conhecer os fatos que possam atrapalhar o processo de ensino", afirma. Andar pelos corredores e pelo pátio na hora do recreio, conversar com os alunos e com os professores, observar a entrada e a saída dos estudantes, assim como conhecer a maneira de os docentes ensinarem, são atitudes sempre presentes na rotina do gestor atento. No quadro abaixo, você tem um checklist dos pontos mais importantes a serem observados com a finalidade de detectar se as condições para o aprendizado estão garantidas. Dependendo da realidade de sua escola, acrescente outros itens às tabelas e passe a prestar atenção neles. 1. Gestão da aprendizagem - Acompanha o cronograma de reuniões periódicas dos professores com o coordenador pedagógico? - Faz reuniões com o coordenador para discutir ensino e a aprendizagem de alunos e professores?

- Elabora e analisa com regularidade as planilhas de acompanhamento dos alunos? - Organiza um espaço para atender crianças com dificuldades de aprendizagem? - Oferece na escola atividades para apoio aos alunos com dificuldades? - Verifica periodicamente a frequência de estudantes, professores e funcionários? 2. Infraestrutura e material pedagógico - Garante que todos tenham caderno, lápis, livro e os materiais necessários para fazer as atividades? - Assegura que todas as salas tenham mobiliário suficiente e em boas condições de uso? - Possibilita que as classes tenham um canto de leitura com materiais e livros de qualidade? - Providencia espaço, na escola e na sala de aula, para a divulgação das produções dos alunos? - Investe no acervo da biblioteca, cuidando da qualidade literária dos livros adquiridos? - Assegura uma merenda de qualidade todos os dias? 3. Organização da sala e produção dos alunos - Observa se as carteiras estão organizadas de maneira a favorecer a interação entre os alunos? - Conversa com os estudantes sobre o que eles estão estudando, lendo e produzindo? - Olha os cadernos das crianças e verifica se eles comunicam o que aprendem? - Confere se as classes estão organizadas e limpas para receber alunos e professores? - Observa se os alunos saem muito da classe e em que momento?

4. Interação com a comunidade - Tem disponibilidade para atender os pais dos alunos? - Realiza com regularidade reuniões de pais para apresentar a proposta educativa? - Orienta os familiares no acompanhamento da vida escolar dos filhos? - Promove reuniões com os funcionários a fim de garantir um ambiente organizado e limpo? - Preocupa-se com a organização e a higiene dos espaços da escola? - Observa como os pais e a comunidade são atendidos pelos funcionários? Na tarefa de gerir a aprendizagem,