geografia

2002 na África do Sul – denominada Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável. . Objetivo: afirmação da questão do Desenvolvimento. Sustentável.

GEOGRAFIA Meio Ambiente Mudanças Climáticas – parte 2 Profa. Ana Cátia

Mudanças Climáticas

- PROTOCOLO DE KYOTO . 1997 no Japão. . Objetivo: redução de gases poluentes (estufa) para diminuir o problema de aquecimento global.

Destaque:

redução do CO2 = dióxido de carbono. . 2004 nova reunião na Argentina pressiona os países para maior comprometimento e redução de poluentes até 2012.

Mudanças Climáticas

. 2005 – início efetivo - > carbono tornando moeda de troca para os países que assinaram o protocolo. . Crédito de Carbono representa certificações dadas as empresas que conseguem reduzir a emissão de poluentes. Com a diminuição de poluentes para atmosfera converte-se em unidade de credito de carbono podendo ser negociado com outras empresas. Atualmente, esse processo ocorre

entre países ( “ricos e pobres”).

Mudanças Climáticas

- Conferência de Copenhagen ( COP15) . 2009 na Dinamarca. . Objetivos: analisar a questão do aquecimento global e da responsabilidade dos países ( comum e diferenciada) . Não alcança um acordo definitivo.

Mudanças Climáticas

- RIO + 10 . 2002 na África do Sul – denominada Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável. . Objetivo: afirmação da questão do Desenvolvimento Sustentável

com base no uso de recursos naturais

renováveis e de baixa ou nula poluição atmosférica.

Mudanças Climáticas

- RIO + 20 . 2012 no Rio de Janeiro. . Objetivos: Retomar a Eco 92 e a Agenda 21,

definir

propostas para as próximas décadas de desenvolvimento sustentável. . Princípios: a economia verde como desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, além , de analisar o

Mudanças Climáticas

compromisso e estrutura institucional e governamental para alcançar o desenvolvimento sustentável. . Estabelecem que novas reuniões serão feitas. OBS: ECONOMIA VERDE .

representa

o

conjunto

de

processos

produtivos(

industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local, possa gerar nele um

Mudanças Climáticas

desenvolvimento sustentável nos aspectos ambientais e sociais. .

O

objetivo

da

economia

verde

é

possibilitar

o

desenvolvimento econômico compatibilizando-o com maior igualdade social, erradicação de pobreza, melhoria no bem

estar da população e redução de impactos ambientais.

Mudanças Climáticas

. Algumas medidas: diminuir o uso de combustíveis fósseis, aumentar o uso de fontes de energia limpas e renováveis, políticas de inclusão social, tratamento adequado do lixo e incentivo à reciclagem.