Do pódio aos

melhor. Na minha palestra, dou exem- plos de quando fui campeão em pri- meiro lugar e de quando me senti campeão em segundo ou em terceiro lugar.

GUSTAVO BORGES

Do pódio aos

negócios

Em entrevista exclusiva à Mais Varejo, o campeão de natação Gustavo Borges fala sobre os ensinamentos que obteve no esporte e como esse aprendizado contribuiu para o seu sucesso como empreendedor Um dos atletas mais premiados da natação em todo o mundo, Gustavo Borges começou a praticar o esporte aos 10 anos. A primeira vitória internacional do nadador brasileiro aconteceu, aos 18 anos, nos jogos Pan-Americanos de Havana (Cuba), onde ganhou cinco medalhas. Em 13 anos de competições, conquistou quatro medalhas em Olimpíadas, 19 em jogos Pan-Americanos e 12 em mundiais de natação.

Depois que decidiu deixar as piscinas, em 2004, Gustavo passou a investir em diferentes negócios, todos ligados ao esporte. Hoje, é sócio de uma rede de academias no Paraná e em São Paulo, possui uma vasta linha de produtos licenciados, realiza palestras motivacionais por todo o País e comercializa um método próprio de ensino de natação.

Gustavo Borges: “As dificuldades surgem, mas podemos enxergá-las como oportunidades”

Fotos: Divulgação

Como foi a transição do mundo dos esportes para a gestão de empresas?

A primeira etapa foi a experimentação e a busca por algo que eu gostaria de fazer. Fui sócio de bares por um tempo, intensifiquei as palestras motivacionais e dei prioridade às academias. Como eu ainda tinha minha agenda a cumprir na natação, que ocupava um bom tempo, a dedicação às outras atividades era limitada. Com o tempo, eu soube exatamente o que queria fazer, estava muito mais decidido. Para mim, ficou evidente que queria manter as academias e os trabalhos voltados para a área de esportes. Hoje, dedico-me às academias, produtos licenciados, palestras motivacionais, metodologia de ensino e desenvolvimento de gestão aquática.

Sentir-se campeão independe de alcançar o primeiro ou o décimo lugar, desde que dê o seu melhor

trajetória de conquistas. Seja nos julga essencial para um campeão?

para quem está começando no

Atitude positiva e foco nos resultados. É preciso ter boa intenção e bom comportamento. Com isso, você passa por todas as etapas com os ingredientes do sucesso: disciplina, dedicação, comprometimento, trabalho com excelência. Sentir-se campeão independe de alcançar o primeiro ou o décimo lugar, desde que dê o seu melhor. Na minha palestra, dou exemplos de quando fui campeão em primeiro lugar e de quando me senti campeão em segundo ou em terceiro lugar. Para mim, essas histórias fizeram a diferença tanto na atitude pessoal quanto na conquista esportiva.

As dificuldades surgem, mas podemos enxergá-las como oportunidades. Não é fácil para um atleta ir a uma Olimpíada, por exemplo; é algo que exige muito trabalho. Também não é fácil ser empreendedor, ter uma boa área de atuação, contratar pessoas qualificadas, desenvolver a gestão, arcar com os custos de um negócio, etc. Algumas características são semelhantes em termos de dificuldade: tempo, dedicação, sacrifício para fazer o sonho acontecer. Uma vez que você identifica tudo isso, passa a encarar a dificuldade como uma oportunidade de se superar e sente prazer com isso.

[email protected] revistamaisvarejo. com.br

de diversos segmentos com a sua esportes ou nos negócios, que atitude

superação. Como levou essa

Envie sua sugestão de entrevista para:

Campeão”, você inspira profissionais

Quais são as maiores dificuldades esporte ou nos negócios?

Tudo o que se aprende no esporte, acabamos aproveitando na vida e nos negócios. Lições importantes – como preparação, planejamento, disciplina, força de vontade e dedicação – podem ser levadas para todos os campos da nossa vida, como o convívio familiar, o trabalho, etc. Nos negócios, é preciso lidar também com outros aspectos relacionados à competição, como o desafio

São cinco unidades próprias, sendo quatro no Paraná e uma em São Paulo, e mais u
Recommend Docs
<span >PDF File: Psicologia Introduaao Aos Princapios Basicos <em>Do Comportamento ... <em>Best of all, they are entirely free to find, use and download, so there is no cost or stress at all. ... to find our <em>website which has a compre