Desenho

Intervenções. Montagem da escala. Os alunos deverão fazer a escala no plano cartesiano considerando cada linha da malha como uma unidade. Caso o aluno.

 

Guia de intervenções  MAT6_18GEO05 / Desenho Espelhado  Possíveis dificuldades Na  realização da Atividade 

Intervenções 

Montagem da escala. 

Os alunos deverão fazer a escala no plano  cartesiano considerando cada linha da  malha como uma unidade. Caso o aluno  tenha dificuldades relacionadas ao plano  cartesiano pergunte:  ● Você  saberiam elencar os elementos  do  plano  cartesiano?  Como  é  organizada  a  escala  graduada  no  plano? Qual aluno seria a origem?  Caso os alunos tenham dificuldades em  responder, ajude-os a se recordarem de  seus conhecimentos relacionados a  localização em malha quadriculada.  Pergunte:  ● Como faremos uma localização  organizada? Não seria necessário  um deslocamento na horizontal e  um na vertical? Como medir esse  deslocamento?   Diga a eles que é necessário então a  marcação de uma escala que nada mais é,  que uma linha graduada no plano para  realizar essa medição em dois sentidos: na  vertical e na horizontal. 

Marcação dos pontos e seus  respectivos simétricos no plano  cartesiano. 

Caso a dificuldade se encontre em  identificar os elementos do ponto  associado a curva pergunte:  ● Quantos elementos compõem um  ponto no plano cartesiano? O  primeiro elemento está associado a  qual eixo? E o segundo elemento?  Feito essas perguntas é importante o  professor mostrar aos alunos o que isso  significa. Pergunte:  ● O que faremos com esses  elementos?  De o seguinte exemplo aos alunos: 

__________________________________________________________________________

Associação Nova Escola © 2017 - Todos os direitos reservados

 

Temos o ponto P=(2,5). Devemos marcá-lo  no plano cartesiano. Já sabemos que o  primeiro elemento está associado ao eixo  x e ele se encontra na posição 2 do eixo x.  Da mesma maneira o elemento 5 se  encontra na posição 5 do eixo y.  Como faremos esses dois elementos  virarem um ponto? Como eles se  encontrarão?   Lembre aos alunos que o deslocamento no  plano se dá nas direções vertical e  horizontal. Saliente aos alunos que esse  encontro é a interseção desses  deslocamentos ou retas que sempre  concorrem em um ponto. Esse é o local  procurado    ● O acontece se invertermos os  elementos que formam o par  ordenado? Como esse novo ponto  aparece no plano?  Utilize o mesmo exemplo para mostrar aos  alunos que a posição também inverte.  Logo o novo ponto é invertido e a figura  formada também.  Interpretação do roteiro,  construção da tabela e registro  da conclusão 

Faça uma leitura do roteiro juntamente  com os alunos detalhadamente. Caso uma  dupla tenha dificuldade de acompanhar o  desenvolvimento da atividade reforce com  os alunos a percepção visual. A igualdade  entre as medidas correspondentes são  perceptíveis visualmente. Essa percepção é  mais importante A conclusão pode se  basear nesse fato. Todavia é importante  enfatizar que se trata de uma inversão  relativamente simples que se traduz  através da inversão das curvas do desenho  no plano.  Pergunte:  ● Qual a diferença entre a primeira 

__________________________________________________________________________

Associação Nova Escola © 2017 - Todos os direitos reservados

 

curva traçada e a segunda?  ● Existe uma linha divisória desse  comportamento? Onde ela pode ser  traçada?  ● Você consegue perceber alguma  semelhança entre os resultados da  segunda e terceira colunas da  tabela?   

__________________________________________________________________________

Associação Nova Escola © 2017 - Todos os direitos reservados