Apostila Desenho Tecnico 02

ENG 1003 - Desenho Técnico I - PUC-Rio. Profa Helena C. Albuquerque. 1. Disciplina Desenho Técnico I – ENG 1003 – Material de Aula. AULAS 01 a 03.

ENG 1003 - Desenho Técnico I - PUC-Rio

Disciplina Desenho Técnico I – ENG 1003 – Material de Aula

AULAS 01 a 03

Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura em geral. Nesta disciplina ENG 1003 este recurso será utilizado para elaboração de desenhos técnicos.

Inicie o AutoCAD.

Ajuste a interface para o modo AutoCAD Classic. Clique no ícone inferior Workspace Switching ou na aba superior para escolher a interface. Feche os menus flutuantes.

O “A” vermelho, é o ícone do software com comandos padrão Windows para abrir, salvar, exportar, imprimir, assim como no menu FILE.

A extensão característica dos arquivos de AutoCAD é .DWG.

O AutoCAD faz um salvamento automático (a cada 10 minutos) com a extensão .BAK que pode ser usada para recuperar alguns arquivos eventualmente danificados. Por isso, quando você iniciar um desenho, tome o cuidado de nomear seu arquivo de imediato.

Profa Helena C. Albuquerque

1

ENG 1003 - Desenho Técnico I - PUC-Rio

No menu TOOLS / OPTIONS podemos acessar um quadro com vários ajustes da interface. Na aba DISPLAY, na área Crosshair size, aumente o tamanho do cursor (também chamado “apontador ou cruzeiro”) para 10, se desejar.

Na área Window Elements clicando no botão COLOR pode-se acessar um quadro que troca a cor de fundo da área de trabalho do AutoCAD. Porém é raro ver alguém desenhando com um fundo branco, por exemplo.

Faça vários desenhos livres com os comandos LINE, CIRCLE, POLYGON, RECTANGLE. Para apagar clique ERASE, selecione um desenho e confirme com ENTER. Para desfazer UNDO ou voltar atrás, REDO. Experimente as ferramentas de edição COPY e MOVE.

Pressionando o F8 ligamos ou desligamos o ORTHO (de ortogonal) que ajuda a desenhar com linhas retas.

Profa Helena C. Albuquerque

2

ENG 1003 - Desenho Técnico I - PUC-Rio

Clique no menu FORMAT / UNITS para abrir o quadro Drawing Units. Ajuste a precisão para duas casas depois da virgula e a unidade de escala para milímetros.

Ative o SNAP com F9.

No menu TOOLS clique DRAFTING SETTINGS. Na aba OBJECT SNAP ative os itens conforme o quadro a seguir.

Profa Helena C. Albuquerque

3

ENG 1003 - Desenho Técnico I - PUC-Rio

Faça os desenhos da página 30 da apostila “Desenho Técnico Básico I”, prof Nilson B. Monteiro. Com uma régua milimetrada ou com uma escala tire as medidas do desenho impresso e reproduza no AutoCAD.

Para fazer uma linha com espessura utilizamos o comando POLYLINE.

Clique em POLYLINE (ou PLINE).

Clique num primeiro ponto (pode ser o ENPOINT de uma linha já desenhada) e veja que no PROMPT de comando aparecem alternativas de ajuste. Digite W (de WIDTH) e digite a espessura inicial.

Aperte ENTER e digite a espessura final (se for a mesma pode apenas apertar ENTER novamente).

Continue traçando as linhas.

Para finalizar aperte ENTER.

Profa Helena C. Albuquerque

4

ENG 1003 - Desenho Técnico I - PUC-Rio

Para fazer círculos com PLINE deve-se fazer dois meios círculos. Clique POLYLINE. Clique num quadrante de um círculo já desenhado (obs.: se for necessário ative QUADRANT no TOOLS / DRAFTING SETTINGS na aba OBJECT SNAP) e no PROMPT digite A (de ARC).

Trace

a

linha

até

o

próximo

quadrante e finalize o meio círculo.

Repare que o sentido da curva é sempre no sentido anti-horário.

Na página 12 da apostila “Desenho Técnico Básico I”, prof Nilson B. Monteiro temos a definição das espessuras e tipos de linhas conforme as Normas Técnicas. Portanto para desenhar linhas use: GROSSA = 0.8mm = PLINE MEDIA = 0.4mm