a primavera na cidade-jardim

rias, pulas-pulas, brinquedos infláveis, personal trainers, ao encontro de grupos de corredores e ciclistas, de passeadores de cães. Provas esportivas de rua.

A PRIMAVERA NA CIDADE-JARDIM – RECONQUISTA DOS ESPAÇOS URBANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

ESTACIONAMENTOS FLEXÍVEIS

O EDIFÍCIO PÓRTICO E A ECONOMIA CRIATIVA

As vagas para automóveis têm sido subutilizadas cotidianamente. O projeto visa dinamizar e ampliar os usos no centro esportivo.

O edifício que abrigava o restaurante popular, hoje desativado, será a porta de entrada para o conjunto por conta de sua configuração: há um caminho que conduz à cobertura em arco e que dá acesso a planos de piso, de usos múltiplos, especialmente esportivos.

Os postes de luz podem estar acompanhados e uma discreta estrutura com ponto de água, energia e WiFi que dá suporte a food trucks, estruturas temporárias, pulas-pulas, brinquedos infláveis, personal trainers, ao encontro de grupos de corredores e ciclistas, de passeadores de cães. Provas esportivas de rua podem ser promovidas no centro, com saída e chegada neste local. Há potencial para pleno uso diurno e noturno, especialmente por conta da presença dos estudantes. O uso, contínuo e disciplinado, é bem vindo e gerador de qualidade de vida urbana.

O piso desocupado pode dar espaço a espaços de trabalho como coworkings, que podem ser direcionados para pequenos novos negócios, empreendimentos inovadores, startups de tecnologia ou de serviços artesanais, buscando fomentar a economia criativa e, novamente, gerar trabalhos e renda. O espaço urbano tem um papel ativo na qualificação social.

AV. DUQUE DE CAXIAS

Centro Esportivo AV. PRUDENTE DE MORAIS

PARCOUR E PLAYGROUND Os espaços livres entre os equipamentos já instalados no Centro Esportivo podem ser mais transparentes e mais intensamente utilizados. Para tal, foi locado uma instalação de dois tanques de areia com pedras e passarelas, que serão muito apreciados pelas crianças pequenas ao mesmo tempo em que demandam pouca manutenção em relação à brinquedos de playground mais sofisticados.

AV. HERVAL

N

0

10

20

30

40

50

AV. CO

LOM

BO

Também está prevista uma instalação de parcour para crianças maiores e adolescentes, em complemento ao tobogã gramado, já utilizado por trenós de papelão. As brincadeiras infantis não precisam ser fartamente equipadas. As crianças apreciam mesmo a água, a areia e o relevo. Deve-se criar alguma estrutura para gestão das atividades de animação e ativação do espaço. Os velódromos, por exemplo, tem sido utilizado em alguns países também para o Australian Roller Derby, um esporte novo, uma luta sobre patins. O Centro Esportivo é espaço propício para a criatividade e da ação que, mais uma vez, incrementará o desenvolvimento sócio-econômico, sempre necessário nas cidades brasileiras.

100m

ESCALA 1:750

05/