a primavera na cidade-jardim

Os pisos alinhados aos canteiros receberão tratamento de canaletas que direcio- nam a água desses pisos aos canteiros. Não é possível calcular a capa-.

A PRIMAVERA NA CIDADE-JARDIM – RECONQUISTA DOS ESPAÇOS URBANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

Avenida Presidente Getúlio Vargas e Praça Raposo Tavares CENTRO DE USO MISTO O projeto não foi feito para a configuração e volumetria atuais da Av. Getúlio Vargas, mas para a situação futura – entendendo que, a transformação, a verticalização e o adensamento residencial de seu entorno, ainda majoritariamente horizontal, são interessantes para a cidade. O aumento na variedade de usos nessa área contribuirá para aumentar a vitalidade de seus espaços públicos. É sugerida ao poder municipal a adoção de diretrizes para essa ocupação de maneira que exista equilíbrio e qualidade na relação do espaço livre com o espaço construído. ANIMAÇÃO E DIVERSIDADE É recomendável que as edificações novas dediquem parte de sua fachada a comércio e a serviços. O primeiro pavimento pode ser dedicado à comércio e coroado com uma sobreloja, também aberta à rua, para serviços. A intervenção urbanística no espaço público cria para a Av. Getúlio Vargas grande potencial para a instalação de cafés, restaurantes, mercados e lojas de alto valor agregado. A gradativa sucessão imobiliária local deverá reconhecer esse potencial, que é fundamental para a ativação plena da avenida como boulevard.

A V. D UQUE D E CAXIAS CAXIAS AV. DUQUE DE

COMPARTILHAMENTO VIÁRIO A estratégia de compartilhamento viária da Av Getúlio Vargas consiste na criação de uma faixa de tráfego compartilhado, permitida apenas para veículos de moradores exclusivamente para trânsito para as garagens e veículos oficiais em atendimento à população local.

ILUMINAÇÃO

WIFI PÚBLICO

A iluminação adotada é direcionada ao piso, reduzindo incomodidade de fauna e flora, e eventualmente moradores de andares mais altos. Os postes sugeridos possuem a capacidade de focos direcionais distintos, sob o dossel das espécies escolhidas para a composição do boulevard. Os postes em sua base provêem pontos de energia para usos públicos quando necessário, podendo receber dispositivos de contagem e liberação de acesso para Food Trucks e afins.

A adoção de WiFi de largo acesso, em toda região provido por antenas equidistantes, implantadas no interior dos postes de iluminação, não criando elementos adicionais de interferência visual. O conceito é que toda Av. Getúlio Vargas tenha acesso uniforme.

Ainda que seja pouco tráfego, fica determinado o eixo a ser usado por veículos automotores. Não é o modelo pleno de compartilhamento, mas parcial: há uma faixa que é proibida ao carro e não ao pedestre, entendendo que mesmo em baixa velocidade, o carro ainda constitui um elemento incômodo. A faixa permitida aos veículos automotivos foi reduzida ao limite mínimo. Operações de carga e descarga devem ocorrer em horários regulados, exclusivamente nessa faixa, que recebe pavimento resistente para tal. CICLOVIA

Entendemos ser tecnicamente possível que o corpo da luminária possa receber, de forma sutil e transparente ao público, as antenas repetidoras de sinal de WiFi, criando uma uniformidade visual e limpeza. Entendemos que adoção dessa solução também tende a reduzir potencial ação de vandalismo sobre o sistema de suporte ao WiFi público. Os postes de iluminação híbridos serão indicados em planta.

Para o convívio entre ciclistas, inclusive com bicicletas elétricas, com velocidades mais altas, é interessante a adoção de uma ciclovia dedicada, seguindo o modelo de segregação de automóveis com leve rebaixamento e guias inclinadas que podem ser atravessadas sem problema em qualquer sentido em baixa declividade, com áreas de resguardo para evitar a possibilidade de acidentes. VLT O possível futuro VLT foi posicionado coroando o eixo de palmeiras imperiais, com um sentido em cada lado, passando sobre área gramada. Esse gramado é estruturado com blocos em pisograma, para aumentar a acessibilidade sem comprometer sua permeabilidade ou ser caráter de gramado. Esse trecho fica sob a frondosa sombra de uma sequência d