001. prova objetiva - Qconcursos.com

26 de abr de 2015 - ções adequadas para o consumo consciente regrado de água. (B) Se a ...... seu irmão. A diferença entre as medalhas recebidas por Renata e.

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Concurso Público

001. PROVA OBJETIVA Contador Judiciário   Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 100 questões objetivas.   Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno e na folha de respostas.   Quando for permitido abrir o caderno, verifique se está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.   Leia cuidadosamente todas as questões e escolha a resposta que você considera correta.   Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente à alternativa que você escolheu.   A duração da prova é de 5 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas.   Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorridas 2 horas e 30 minutos do início da prova.   Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferência.   Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas.

Aguarde a ordem do fiscal para abrir este caderno de questões.

Nome do candidato

Prédio

Sala

Carteira

Inscrição

26.04.2015

Língua Portuguesa

Leia o texto para responder às questões de números 03 a 10.

Leia a charge para responder às questões de números 01 e 02.

Previsão do tempo no Sudeste é uma dor de cabeça para cientistas Se a sucessão de boas e más notícias sobre a chuva que abastece os reservatórios de São Paulo parece uma confusão só, não se preocupe: previsões climáticas sobre o Sudeste brasileiro podem confundir até especialistas. Isso acontece porque a região mais populosa do Brasil ocupa uma área do globo terrestre que recebe todo tipo de influência complexa, desde a umidade oriunda da Amazônia até as frentes frias “sopradas” da Antártida. Resultado: um nível de incerteza acima do normal numa seara que, por natureza, já é bastante incerta.

(Gazeta do Povo, 04.02.2015)

“Isso vale principalmente para prever o clima, ou seja, as variações de médio e longo prazo, mas também é verdade, ainda que em grau bem menor, para as previsões de tempo, ou seja, na escala de dias”, diz Tercio Ambrizzi, climatologista da USP.

01. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da fala da personagem devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Portanto, não é que o tempo seja mais instável na área do sistema Cantareira, o mais castigado pela atual crise e agora em ligeira recuperação. O que ocorre é que a região que abastece o Cantareira às vezes pode ficar mais sujeita a variações aleatórias de um sistema climático naturalmente complicado.

(A) à ... à (B) a ... à (C) a ... a (D) à ... com

(Folha de S.Paulo, 15.02.2015)

(E) a ... com à 03. De acordo com o texto, a região do Cantareira 02. A conjunção que inicia a fala da personagem tem o mesmo sentido que a destacada em:

(A) é isenta de influências climáticas da Amazônia e da Antártida.

(A) Como choveu, algumas escolas de samba se sentiram prejudicadas no desfile.

(B) tem um clima fácil de ser previsto pelos especialistas do assunto.

(B) Como praga, o capim cresceu e se espalhou rapidamente por todo o terreno.

(C) pertence a um sistema climático que recebe influência complexa.

(C) Como pode um peixe vivo viver fora da água fria? – diz a conhecida canção.

(D) apresenta um sistema climático em que as chuvas são regulares.

(D) Como disse Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena.

(E) oscila no clima devido à baixa densidade populacional da área.

(E) Como Machado de Assis, Guimarães Rosa engrandece a literatura nacional.

tjsp1501/001-C
Recommend Docs
<span ><span >21 de jun de 2015 - 1 - C. 2 - B. 3 - E. 4 - A. 5 - B. 6 - D. 7 - B. 8 - C. 9 - A. 10 - B. 11 - D. 12 - E. 13 - A. 14 - B. 15 - C. 16 - E. 17 - C. 18 - B. 19 - D. 20 - E. 21 - A. 22 - D.